rinite

Rinite: sintomas, causas e tratamento

A rinite alérgica afeta milhares de pessoas, que têm a qualidade de vida e o bem-estar afetados. Este artigo esclarece os sintomas, as causas e o tratamento da doença.

A rinite alérgica

Rinite alérgica é uma das mais conhecidas condições alérgicas do mundo, pois milhões de pessoas são afetadas por ela.

A rinite é um quadro de inflamação nas mucosas da cavidade nasal, causada por uma reação exagerada do sistema imune que, ao contato com uma partícula alérgena, desencadeia uma reação alérgica.

Reação alérgica

A reação alérgica ocorre pelo contato com uma substância desencadeadora de um quadro de rinite. Esse contato pode se ocorrer por meio de vários fatores, como por exemplo por inalação de poeira, produtos químicos, pólen ou qualquer outro componente alérgico.

Pode ocorrer, também, pela ingestão de alimentos, suplementos ou remédios; contato com perfumes, tintas e plantas; e pode, ainda, se desenvolver por causa de picada de insetos.

A rinite pode acontecer a qualquer momento do dia, prejudicando muito o desempenho da pessoa ao longo da sua atividade. Portanto, fique atento aos sintomas e busque orientação médica ao menor sinal de rinite.

Sintomas

Os sintomas da rinite são universais. Pode se manifestar um ou mais deles e com intervalos e intensidade diferentes a cada crise.

Os sintomas são espirros um atrás do outro, olhos vermelhos e lacrimejantes, coriza e entupimento nasal, muita coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca.

São sintomas que causam muita irritação à pessoa acometida, principalmente pela coceira exagerada, intensa e descontrolada.

As crises ocorrem em tempos diferentes em todos os acometidos. Os alérgicos em constante contato com o agente desencadeador terão crises mais constantes. Uma pessoa que tem alergia a pelos de animais, mas os têm dentro de casa, por exemplo, sofrerá mais crises alérgicas do que uma que não tem.

Causas

As causas podem ser diferentes de pessoa para pessoa. A rinite pode ocorrer devido ao tempo, mudança de ambiente, cheiro forte, produtos químicos, pelos de animais, poeira, pólen, etc.

Tratamento

Se a pessoa não sabe a causa, o fator que desencadeia a condição alérgica, é preciso que ela passe por uma série de exames para a identificação.

Existem tratamentos padrão que são indicados sempre quando se tem um quadro de rinite. São eles:

1. Limpeza das narinas com soro fisiológico;
  2. Descongestionantes nasais;
  3. Anti-histamínicos;
  4. Imunoterapia: tratamento com medicamentos injetáveis de tempos em tempos para conter as crises alérgicas. Esse tratamento dura meses ou anos e não pode ser interrompido, somente se o médico autorizar.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?